Artista Visual

Suas imagens interpretam afetos da natureza e do ser humano.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Chá de Dona Iracema - primeira receita

Hoje gostaria de começar a compartilhar com vocês uma prática da minha família, o uso de plantas medicinais.
A minha mãe - Iracema Albernaz - é muito ligada às plantas medicinais (as do Cerrado e as do seu jardim de biodiversidade)  um conhecimento que vem sendo transmitido ao longo do tempo na nossa família.
Buscamos sempre inspiração no avô dela  que  era um grande curador em Chapada dos Guimarães, chamado Antônio Félix - Totó Félix.
Alguns chapadenses antigos contam que quando estavam doentes ele aparecia para dar a  orientação com invocações espirituais e uso de plantas medicinais - depois saíam perguntando por ele e descobriam que ele não havia estado por lá fisicamente.

RECEITA DE HOJE

Chá para noite -

1 LITRO DE ÁGUA PURA DE MINA
1 GALHINHO DE ALECRIM (pra concentração)
03 FLORES DE CAMOMILA BRANCA (digestivo, calmante, para insônia
05 FOLHAS PEQUENAS DE AMORA (repôe hormônios)
1 CHUMASSINHO DE CAMPIM CIDREIRA (CAMPIM SANTO) (calmante - relaxante)

Modo de Preparo:

Cuidado com as plantas
Colha a plantas pela manhã em uma quarta-feira e coloque-as para desidratar na sombra. É importante acondicioná-las em local arejado, cuidando para que não funguem.

Leve a água ao fogo, quando levantar fervura, agradeça à natureza por toda a energia ofertada e coloque as ervas e desligue o fogo, deixando-as um pouco no bafo.

Beba antes de ir para cama. Tenha um sono revigorante!!!



Chá sendo preparado 

Flor de Iracema e eu apreciando o jardim da casa dela.
Iracema cuidando do jardim e abaixo mostrando a folha de jatobá do Cerrado.


2 comentários:

Arquiteta Ana Paula A. Bastos disse...

Linda vc aqui...nao sabia desse blog...fiz um para mim por causa de Juju...kkkk...agora vou virar blogueira de arquitetura e sonhos...bjos

Ruth Albernaz Silveira disse...

Pois é que legal, e eu dei a idéia pra Juju montar o blog dela...
Bjocas e grata pela visita