sábado, 16 de maio de 2015

A artista Ruth Albernaz abriu as portas do seu ateliê para nos receber - Reportagem na TV Centro América (Globo - MT)*


Ela dá forma, cores e vida aos poemas de Manoel de Barros, entre outros. Confira a entrevista!

Ruth Albernaaz é uma artista plástica muito reverente no Estado de Mato Grosso. Ela nasceu em Chapada dos Guimarães, e sua história criou raízes em meio ao Cerrado. Passou seus primeiros anos de vida brincando com a fauna e flora e começou seu trabalho de arte aos 12 anos, fazendo composições com elementos da biodiversidade do Cerrado sobre os papéis que ela confecciona. É uma artista que utiliza-se de diversos suportes e linguagens para suas composições como papéis, instalações, desobjetos, telas, performances e poemas.


Além de artística plástica, Ruth também é bióloga. Escolheu o curso pela paixão que nutre até hoje pela natureza. Seu tema de mestrado foram os pássaros, figura tão recorrente em seu trabalho. Há outro detalhe de seus trabalhos que Ruth herdou da adolescência: os papéis. Muito habilidosa e ao mesmo tempo delicada, ela abusa de sua criatividade com as canetas, pincéis, tinta, telas, papéis, entre riscos e rabiscos.
Ruth já participou de diversas exposições coletivas com destaque para o XIX Salão Jovem Arte Mato-grossense (2000); Salão de Arte de Mato Grosso (2013). De 2000 a 2005 coordenou o projeto social “Vivaarte por um mundo melhor” junto aos jovens do bairro Ribeirão do Lipa – Cuiabá, MT. Recebeu o I Prêmio Unimed Receita de Cidadania (2003); Moção de Louvor concedida pela Assembléia Legislativa (2003);  Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Cuiabá.
No Canto das Artes do É Bem Mato Grosso deste sábado (28), tivemos o prazer de mostrar as obras de Ruth Albernaz. O nosso repórter Thales de Paiva também foi até o seu ateliê para um bate papo muito bacana. Saiba mais sobre essa talentosa artista plástica nos vídeos acima.